Muito além da música

Projeto Viva Percussão

Criado e realizado pelo músico, percussionista, cantor, compositor, produtor e educador musical Marcelo Amaro em 16 de outubro de 2018, o projeto Viva Percussão tem a missão de reforçar e celebrar a importância significativa dos ritmistas, percussionistas, batuqueiros, alabês que atuam no cenário da música brasileira.

Tendo como sua principal iniciativa, o “Festival Viva Percussão” é um festival de percussão brasileira, cujo nome é inspirado na faixa-título do 2° Ep de Marcelo Amaro “Viva a Percussão” lançado no mesmo ano (2018) em homenagem aos percussionistas. 

A criação do Festival é inspirada em festivais emblemáticos como Montreux Jazz Festival e o PercPan (Panorama Percussivo Mundial). Já a concepção artística do Festival é traçar diálogos percussivos a partir do Samba, célula mãe da música brasileira, suas origens, bem como a Cabula, o Semba, o Jongo e os ritmos musicais mais emblemáticos do Brasil de norte à sul, bem como: Samba Urbano, Maracatu, Ciranda, Tambor de Criola, Samba Rural, Jongo, Carimbó, Coco, Moçambique, Bumba meu boi.

O projeto vai além do Festival, oferecendo cursos, oficinas, workshops e seminários visando  salvaguardar a memória viva da percussão e seus agentes, fomentar, difundir e ensinar os fundamentos e valores da percussão popular brasileira.

Ouça aqui

Marcelo Amaro

Realizador e Produtor musical

O percussionista, cantor, compositor e educador musical Marcelo Amaro, é sambista por vocação e aprendeu a tocar de forma autodidata e batuca em latas e panelas desde os tempos de guri. Amaro é idealizador, realizador e produtor musical do projeto Viva Percussão.

Com dois álbuns, quatro singles e um DVD lançados o artista sempre manifestou sua gratidão e amor aos grandes símbolos da cultura afro-brasileira como Hilária Batista de Almeida (Tia Ciata), a Rainha Quelé Clementina de Jesus, ao samba urbano e suas origens - Jongo, Samba de Roda, Cabula, Ijexá e em estúdio exalta em seu próximo álbum AFRO-GAÚCHO FUTURISTA os tambores do Maçambique de Osório/RS congada do Quilombo do Morro Alto, terra da sua avó materna Joana Cândido dos Santos (Nãna) Cozinheira de mão cheia, cheia de personalidade. Além do grande tambor de Sopapo, oriundo nos tempos da escravidão dos africanos e pretos escravizados nas charqueadas na cidade de Pelotas, Marcelo também faz uma singela homenagem ao seu avós paterno Otério Amaro e Laura Cardoso Amaro, Ele Ferreiro e Músico e Ela lavadeira, passadeira e Sacerdotisa de Orixás.

Amaro também lançou seu segundo álbum autoral "Viva Percussão", EP que traz seis obras cantadas. "A proposta musical do álbum Viva Percussão é apresentar e celebrar o universo afro-brasileiro através da percussão, minha principal inspiração e vocação para expressar minha memória afetiva desde os tempos de guri", diz Amaro.

Em seu trabalho solo Marcelo Amaro traz em seu repertório obras autorais, da sua geração de sambistas e clássicos do Samba.

Em 2016 lançou o EP Banquete, 2018 o EP Viva a percussão e mais três singles, em 2019 lançou o seu DVD "Marcelo Amaro ao vivo no Beco do Rato", no Beco do Rato. Todos disponíveis nas plataformas digitais e vídeos no YouTube.

Atualmente está gravando seu 4° álbum AFRO-GAÚCHO FUTURISTA com uma pitada de loops, guitarras e pianos. Com letras e melodias que nos fazem viajar no passado, presente e futuro do Negro brasileiro e seus ancestrais.

Conheça mais sobre esse artista:

Site → marceloamaro.com.br

Facebook → facebook.com/marceloamarooficial

Instagram → instagram.com/marceloamaro_

Youtube → bit.ly/yt-marcelo-amaro

Saiba mais
Saiba mais sobre o

Festival

A concepção artística do Festival é traçar diálogos percussivos à partir do Samba, célula mãe da música brasileira, suas origens, bem como a Cabula, o Semba, o Jongo e os ritmos musicais mais emblemáticos do Brasil de norte à sul, bem como: Maracatu, Ciranda, Tambor de Criola, Chula Raiada, Carimbó, Coco, Moçambique, Bumba meu boi, Carimbó.

Saiba mais

O projeto tem a missão de reforçar e celebrar a significativa importância da percussão brasileira.

Acesse nosso Blog

Conheça mais sobre o projeto e novidades.

Viva Percussão © 2021 | Desenvolvido por Blackbird